10/09/2015

Granola de Côco e Laranja


granola de côco


granola de côco

Agosto terminou com um crumble com a fruta da época e setembro faz-me entrar na rotina com uma granola cheia de aroma e sabor. Mas devagar, sim, que o verão ainda não terminou.

Completamente rendida às granolas caseiras (a confirmar pela quantidade de posts que dedico ao pequeno-almoço), passo a vida a inventar novas combinações de sabores para alegrar as minhas manhãs à mesa. E, na verdade, não é assim tão difícil. Pelo contrário, é estimulante e muito compensador. Aproveito as refeições em que ligo o forno e, enquanto estamos a jantar, a granola faz-se quase sozinha. Uso quase sempre a mesma receita base e depois combino os ingredientes conforme o que tenho em casa. Já tive alguns desastres, tenho de admitir, mas também agradáveis surpresas, como esta granola de côco e laranja, dois sabores que gosto imenso e que casam tão bem. 

Já admiti aqui que o pequeno-almoço é a minha refeição favorita do dia, aquela que me desperta o paladar. Gosto de acordar e saber que à mesa o dia começa da melhor maneira, com muita cor e coisas que nos fazem bem. Acompanhada por proteína e fruta, a granola mantém-me saciada por muito mais tempo que o pão e dá-me energia para as corridas matinais que faço sempre que posso, ao longo das margens dos canais que atravessam a minha cidade. 
Espero que gostem! Até breve!


granola de côco


GRANOLA DE CÔCO E LARANJA
 
Ingredientes (para um frasco com capacidade de 1,5 l)

2 chávenas grandes bem cheias de flocos de aveia integral
1/2 chávena de sementes de sésamo
1/2 chávena de sementes de linhaça
1/2 chávena de sementes de girassol
3/4 chávena de côco ralado
1/2 chávena + 2 c.sopa de mel de rosmaninho (ou o mais clarinho que encontrarem, desde que seja biológico
2 c.sopa de óleo de côco
raspa de 3 laranjas grandes
sumo de 1 laranja
1/2 chávena de lascas de côco


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180 ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Numa taça grande misturar os flocos de aveia com as sementes e o côco ralado.
À parte, aquecer num tachinho o mel com o óleo de côco, o sumo e a raspa de laranja, o suficiente para a mistura ficar mais líquida e fácil de envolver. Verter para a taça dos ingredientes secos e misturar bem, com as mãos ou com uma colher de pau.
Espalhar muito bem a mistura pelo tabuleiro e levar ao forno até ficar dourada e crocante (cerca de 40 a 45 minutos), remexendo com um garfo a cada 10  minutos, para a granola tostar uniformemente. 5 minutos antes de retirar do forno, salpicar a granola com as lascas de côco, para que estas tostem ligeiramente.
Retirar do calor e deixar arrefecer completamente numa grelha. Guardar num recipiente hermético até 2 a 3 semanas. Servir ao pequeno-almoço ou ao lanche, com leite ou iogurte e fruta fresca.

9 comentários:

  1. Obrigada querida!
    E bem aromática também ;)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que bela forma de começar setembro! Adoro granola e esta deve ser deliciosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Setembro é o mês dos recomeços e da volta à rotina. Começar por uma granola nova pareceu-me bem ;)
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Gosto da ideia de juntar coco e sumo de laranja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa!
      Foi um belo casamento este ;) laranja e côco ficam deliciosos juntos. A granola ficou super aromática.
      Um beijinho

      Eliminar
  4. Esta granola tem tudo para me agradar, pois adoro laranja e sou louca por coco!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lia!
      Então tens mesmo de experimentar ;)
      É deliciosa!
      Um beijinho

      Eliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!