16/06/2014

A minha Granola Favorita

granola caseira

receita de granola

Eu sei. Mais uma granola. Não consigo evitar. 
Mas esta é especial. É a minha granola favorita. A que eu mais gosto de fazer e comer. Quase todos os dias.
Já há algum tempo que faço a minha própria granola. Começa a ser um ritual, nos finais de tarde de domingo, ligar o forno e preparar um tabuleiro enorme de granola para a semana que se avizinha. Procurar uma receita nova por estrear e partir à aventura de novos sabores e combinações. É tão fácil e mágico. Reunir os ingredientes mais saudáveis e deixar a mistura tostar no forno até ficar crocante. Tudo isto em menos de uma hora. 
Quem nunca se atreveu a fazer, acreditem que está na hora de experimentarem. Vão ficar rendidos, garanto!
É um frasquinho cheio de coisas boas, que podemos variar sempre que nos apetecer e consoante a imaginação nos ditar. E está sempre por perto, para acompanhar uma taça de leite ou iogurte com fruta da época ou para irmos lá roubar um pedacinho quando a fome aperta e tranformá-la num delicioso snack. Ao pequeno-almoço, a meio da manhã ou ao lanche. 
Uma escolha saudável. Porque a vida precisa de equilíbrio. E a nossa alimentação também. 
Espero que gostem!
 
receita de granola

GRANOLA DE COCO E ARANDOS
(inspirada na receita de "Muesli Caseiro" do livro Comida Caseira, de Gordon Ramsay)

ingredientes 
(para um frasco com capacidade de 2L)

2 chávenas de flocos de aveia integral **
2 chávenas de arroz tufado integral *
1/2 chávena de coco ralado
1/2 chávena de pevides de abóbora **
1 chávena de café de sementes de linhaça **
1 chávena de café de sementes de girassol **
200 ml de mel de rosmaninho **
2 c.sopa de óleo de coco *
1/2 chávena de arandos desitratados **
1 chávena de café de bagas de goji **

+ quem desejar, pode também acrescentar 1/2 chávena de frutos secos (amêndoas, avelãs, nozes, cajus, etc.)

* à venda em lojas de produtos naturais
** à venda em super ou hipermercados, no corredor da alimentação saudável (e também em lojas de produtos naturais)

preparação

1. pré-aquecer o forno a 200ºC e forrar um tabuleiro grande com papel vegetal
2. numa taça grande misturar os flocos de aveia com o arroz tufado, as amêndoas e as avelãs, o côco ralado, as pevides de abóbora e as sementes de linhaça e de girassol ( + os frutos secos, caso desejarem)
3. num tachinho ao lume, aquecer ligeiramente o mel, até estar morno
4. retirar do lume e juntar o óleo de côco, mexendo suavemente até este se dissolver por completo
5. verter o preparado na taça e envolver bem todos os ingredientes, com uma colher de pau ou, como eu costumo fazer, com as mãos
6. deitar a mistura no tabuleiro, espalhando bem
7. levar ao forno durante 30 a 45 minutos, remexendo a cada 10 minutos, para que toda a granola fique uniformemente dourada e estaladiça
8. retirar do forno e deixar arrefecer antes de salpicar com os arandos e as bagas de goji
9. guardar a granola num frasco hermético até 15 dias


Outras receitas de granola saudáveis e deliciosas:


 
 
 
 
 
 
 
 
 

18 comentários:

  1. tenho uma colecção de receitas de granola, esta vai já para lá ;))

    ResponderEliminar
  2. Desde que comecei a fazer a granola caseira também fiquei super fã, fica o máximo!
    Gostei imenso do aspecto da que mostras, que apetitosa deve estar :)

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda não fiz granola, que vergonha! Só que nunca me lembro de comprar os ingredientes...
    Adorei esta combinação de ingredientes! Tenho que por isto na lista do supermercado :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. olá
    é pena, mas nunca experimentei granola, vai ser desta.
    o aspeto é delicioso, sei que vou gostar.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro granola :)
    E adoro a receita de onde te inspiraste.
    Tenho o livro e sempre andei a namorar essa receita, até que a vi no outro dia na televisão, ele a fazer e eu a pensar, mais uma que tenho mesmo de fazer.
    Ainda não usei arroz tufado, mas adoro com o coco e os arandos.
    Assim começas bem o dia!!
    Um beijinho.
    (sabes que na Figueira há uma lojinha de doces de Aveiro e há lá aqueles gelados que me falaste!! mas prefiro provar numa esplanada ao pé de ti sim? :))
    Os cones compro numa gelataria, eles vendem à unidade, e é barato.
    Outro beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro granola querida e acho que receitas de granola nunca são demais, pois é como dizes, uma taça de coisas boas e que só fazem bem!!
    Adorei esta tua combinação e o aspecto é magnífico!
    Um beijinho grande,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Olá Patrícia!
    Fazer (e comer!) granola é um verdadeiro vício, a quem o dizes!
    Tenho evitado fazer porque os frutos secos (que adoro) acabam por tornar a granola um pouco calórica, sobretudo se for comida sem parar, como acontece no meu caso! Mas não sei se vou resistir a fazer esta versão :)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  8. Já há algum tempo que ando para experimentar fazer granola, tenho visto receitas maravilhosas... e esta então meu Deus!

    Adorei o blog também e já estou a seguir :)

    Beijinhos
    Mia*

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Adoro as tuas fotos!
    São verdadeiramente inspiradoras, Patrícia.
    Linda sugestão... e tão saborosa!
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
  10. Adoro granola caseira! E ando sempre à procura de mais receitas! Vou levar esta sugestão comigo! Adorei!

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas Inês! Esta é a receita que mais gosto, mas também a receita base que uso para variar sabores e texturas.
      Um beijinho

      Eliminar
  11. Olá! Descobri este blog e confesso que queria muito experimentar uma granola, EXATAMENTE, porque vi o G. na televisão a fazer uma e nunca sei o que comer ao pequeno-almoço.
    Quero experimentar esta! Mas gostava que me ajudasse nos ingredientes. São fáceis de encontrar num supermercado normal? Onde compra?

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Inês Silva!
    Antes de mais, obrigada por visitar o Fabrico Caseiro. Fico muito feliz.

    A grande maioria dos ingredientes, como as sementes e os frutos secos (flocos de aveia, sementes de linhaça e girassol, pevides de abóbora, arandos, etc.), encontram-se já à venda em qualquer hipermercado, junto à zona dos produtos saudáveis.
    O óleo de côco e o arroz tufado, ou outros ingredientes mais específicos, encontra-os numa loja de produtos naturais.

    Um beijinho e espero que goste da granola.

    ResponderEliminar
  13. Olá Filipa Silva!
    Antes de mais, obrigada por visitar o Fabrico Caseiro. Deixa-me muito feliz;)

    O óleo de côco, assim como o arroz tufado integral, compro numa loja de produtos naturais. Tem um custo elevado, mas como só o utilizo para fizera granola, dura meses e compensa pela qualidade e pelo sabor.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Eu vou fazer esta e vai ser a primeira vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Dora!
      Vai ver que vai adorar! Experimente depois as outras também e não se vai arrepender ;)
      Um beijinho

      Eliminar
  15. Qual a capacidade/medida da "chávena"? Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada a todos(as) pela visita ao meu blog!
É um prazer poder partilhar as receitas que cozinho com tanto carinho e dedicação!